segunda-feira, 5 de março de 2018

Tinta Acrílica - material que usei no painel de flores

Olá! No post anterior prometi fotografar os materiais que usei para fazer aquele painel de flores de capuchinha. Estou aqui para honrar o compromisso e explicar tudo direitinho pra você.

Para começar, vou falar um pouco sobre a tinta acrílica, que foi a usada na pintura. Diferentes das outras tintas mostradas aqui no Cappuccino, é um material com o qual não costumo trabalhar com frequência. Tinta acrílica, também ocasionalmente conhecida como tinta plástica, é uma tinta feita à base de resinas sintéticas da família dos polímeros. Suas principais características são a flexibilidade e elasticidade que dificultam o craquelamento ao longo do tempo, a rápida secagem, o efeito de brilho e, por último, não menos importante, não faz tanta sujeira quanto as outras tintas de secagem lenta.

Além das características citadas acima, a tinta acrílica também possui um valor de mercado mais baixo em relação as outras tintas, o que a torna bem acessível. Podemos encontrar desde tintas acrílicas voltadas ao uso escolar e/ou artesanato, até as de uso profissional.

Minhas tintas acrílicas.

A tinta que comprei pra experimentar foi a da marca Acrilex, na embalagem de bisnaga, nas cores: 320 - preto, 319 - titânio (que é o único branco que existe para tinta acrílica), 340 - amarelo de cádmio claro, 312 - vermelho cádmio e 348 - azul ultramar claro.

Materiais usados no painel de flores.

No painel todo usei apenas dois tamanhos de pincel chato da Keramik, 12 e 18. O papel foi um cartonado para embalagens, tamanho 48 cm x 66 cm. Comprei baratinho a embalagem com 20 folhas desse papel em uma loja distribuidora de materiais. Não é o melhor papel do mundo para pintura, mas escolhi pelo tamanho e preço.

Papel cartão - VMP Papéis

Recebo por e-mail pedidos de orientação/indicação de cores de tintas para comprar. Bom, quando o objetivo é estudar e aprender mais sobre um determinado material, eu aconselho sempre começar pelas cores básicas: amarelo, vermelho/magenta e azul; e se tiver possibilidade, levar preto e branco também. Essas são as cores que dão origem a todas as outras, então com capital reduzido e um pouco de paciência, você pode criar sua própria paleta por meio das misturas obtidas.

Misturas das cores básicas entre si.

Acima temos as misturas de partes iguais entre cores básicas, gerando cores secundárias. Alterando as quantidades de cada parte, ou então dosando os resultados com preto e branco, a quantidade de cores diferentes vai ser beeeem maior. Sobre combinação de cores e suas relações, recomendo ler este post que fiz sobre teoria da cor.

Quando fizer os testes, anote certinho a quantidade de tinta de cada cor utilizada em cada mistura. Isso vai ajudar a refazer suas cores caso acabem. No caso da tinta acrílica, por secar muito rápido, uso porções pequenas de cores e as refaço sempre.

Em relação à diluição da tinta, pode-se usar água ou médium acrílico (que é a resina acrílica). Quando diluída em água, a tinta tende a secar mais rápido, mas é possível conseguir efeitos de aguadas e velaturas. O médium deixa a tinta mais pastosa e densa, ideal para cobertura total do substrato.

Diferentes consistências da tinta acrílica.
 (Foto: Guia Completo Materiais e Técnicas, editora Martins Fontes, página 81)

Gosto bastante de preparar esses conteúdos para o blog. Apesar de ser um relato pessoal de experiência com tinta acrílica, espero ter ajudado aí quem está começando a se aventurar nesse caminho.

Se você já usa tinta acrílica ou tem alguma dúvida em relação ao material, podemos sempre trocar ideia nos comentários. Fico no aguardo!

Até logo! o/

6 comentários:

  1. Boa Nane, o post ficou muito bom.

    Testei essa "bendita tinta acrílica" um tempo atrás, e assim como água e óleo não se misturam, não consegui me adaptar ao "funcionamento dela". Pensei que fosse por culpa da qualidade da tinta que comprei (Acrilex). Passei as tintas para outra pessoa e meio que "desisti" dela por um tempo.

    Recentemente comprei um pack de tintas acrílicas da Pebeo, queria tentar mais uma vez, entender essa tinta e sabe o que aconteceu? Deu bug novamente, a tinta da Pebeo tem exatamente a mesma consistência da Acrilex e o funcionamento também.

    Enfim, estou aguardando a iluminação ou o desencanto acontecer, mas por enquanto, estou travado em acrílica. Engraçado, que aconteceu coisa parecida quando usei tinta óleo. Fiz diversas pinturas com óleo, até gostava da tinta, mas não engrenou, acredito que por não ser uma tinta muito prática. Eu precisava de espaço, solvente, cavalete, pincéis próprios, pano, uma roupa própria e por aí vai. Então só podia fazer isso em casa, com guache e aquarela, eu posso pintar em qualquer lugar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A tinta óleo demora mais pra secar, então você consegue fazer efeitos parecidos com os que você acostumou a fazer com guache e aquarela. Estas, quando secam, podem ser molhadas novamente; a tinta acrílica no entanto, depois de secar, já era!

      Para trabalhos mais elaborados, ricos em detalhes e com transição suave de cores, como os seus, a tinta acrílica realmente não atende. A não ser no caso de algo em escala mais reduzida, em que a secagem rápida não atrapalhe tanto.

      Se um dia animar uma nova experiência com acrílica, percebi que trabalhar texturas e pinceladas marcadas é um ótimo caminho possibilitado pelo material. Ainda foge um pouco das coisas que estamos acostumados a fazer, mas acho que vale à pena o estudo. Que tal?

      Abração, Mateus!
      Obrigada por comentar.

      Excluir
    2. Recentemente, testando guache da Acrilex, percebi que as tintas da marca não "precisam/podem" ser modificadas com diluentes. E já me passou pela cabeça trabalhar com a tinta densa, conforme sugeriu. Infelizmente, ainda não apareceu o desenho que me motivou fazer isso. Uma hora aparece...

      Outra coisa que eu quero, é testar a guache com Acrílica, mesmo que seja apenas para fazer luzes no desenho finalizado com guache. Só não fiz isso ainda, por causa da infraestrutura necessária para usar a Acrílica.

      Abraços!

      Excluir
    3. Tomara que consiga a infraestrutura necessária, Mateus! Seus testes são maravilhosos. \o/ Estou na torcida.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oii Nane!! Estou lendo seus posts...e poxa vida que dica boa! Nunca testei nenhum medium, mas olha que cobertura legal!! Obrigada por dividir isso com a gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii!
      Outra dica pra você, que trabalha com lettering: acrílica é muito boa para isso. A cobertura "plastificada" que ela dá pode criar efeitos bem legais.

      Obrigada por ler meus posts. Bjos

      Excluir