quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Estudos de fim de ano. Tchau, 2017!

Pra variar, mais um ano que mal começou já está acabando. 2017 foi um ano bem tenso, cheio de reviravoltas e perrengues, mas torço para que todos os problemas iniciados neste ano possam se resolver em 2018.

Sobre os estudos de fim de ano, que por acaso intitulam este post, além de brincar com carimbos de isopor, voltei a mexer nas aquarelas. A ideia surgiu na época em que estava empolgada com os estudos de lettering, e comecei a pensar em fazer uma série de cartõezinhos de boas festas para o fim de ano.

Sentada no sofá, assistindo TV, rabiscando despretenciosamente no sketchbook... até que 4 modelos de cartões brotaram no papel. Dois para Natal e dois para Ano Novo.

Início da colorização.

Passei os desenhos para um papel de gramatura alta, a fim de finalizar com aquarela. Fiz a linha com grafite bem clarinho e comecei preenchendo as cores mais claras. Depois passei para as cores mais escuras. A paleta principal foi composta pelas cores: ocre, vermelho e verde.

No lugar do ocre, eu gostaria de ter usado dourado, mas como seria digitalizado depois, não daria certo usar tinta especial no original. Sendo assim, tentei fazer os efeitos com o ocre mesmo, trabalhando passagem de nuances e aguadas.

Preenchimentos das demais cores.

Dos quatro cartões, dois deles tiveram temática japonesa. Um dos cartões de ano novo trazia um cachorrinho, pois o ano de 2018 é o ano do cachorro no horóscopo chinês (também seguido no japão); e um dos cartões de Natal trazia um daruma como a figura de Papai Noel.

Finalização dos cartões.

Depois que a tinta aquarela secou, trabalhei com nanquim preto e tinta acrílica branca para fazer detalhes de contorno e escrita nas faixas.

A ideia era imprimir cópias e distribuir para os amigos e familiares, mas o máximo que consegui foi postar a imagem de um deles no Instagram. Mas há males que vem para o bem. Cometi alguns erros de execução - por exemplo, o ideograma de cachorro, que em vez de 狗 deveria ser 戌. Mas eu corrijo em breve, e em relação aos de Natal, posso guardar para o próximo ano.

Protótipo digital dos cartões de fim de ano.

Posso até não ter conseguido distribuir os cartões do jeito que queria, mas pelo menos fico feliz de poder compartilhar com você aqui pelo blog. Saiba que desejo um ótimo fim de ano a todos, e que 2018 seja infinitamente melhor. Que essa crise passe, que as pessoas se respeitem mais, que as distâncias diminuam e que sonhos se realizem!

Obrigada por acompanhar o Cappuccino!
Ano que vem tem mais. ;)
Até a próxima!

10 comentários:

  1. Mano do céu!!! Que lindo e que ideia show. Amei as cores. Nem notei a diferença da escrita do cachorro...rs
    Nane, amo sua criatividade. Acho supimpa essa sua forma de trabalhar. Gosto do seu processo de criação. Obrigada por compartilhar

    Ps:o que é um daruma? Hehee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvia! Adoro compartilhar essas coisas sobre processo de criação. Penso que pode ajudar quem tem dificuldade em trabalhar com desenho. Eu mesma tinha muito bloqueio - confesso que ainda tenho -, mas quando colocamos as ideias na forma de projeto, a coisa flui melhor.

      Daruma é um amuletinho vermelho e redondo, com a carinha de um monge cego. Você pinta um dos olhos e faz um pedido, daí quando o pedido se realizar, você pinta o outro olho como agradecimento. Tenho vários em casa! XD

      Bjos.

      Excluir
    2. Sim, ajuda bastante. Sem contar que gera outras ideias. É bem inspirador.
      Nao conhecia o daruma. Obrigad pela explicação.

      Excluir
    3. Isso mesmo, acaba gerando novas ideias e novos projetinhos.
      Obrigada você! =*

      Excluir
  2. Cê já tinha mostrado pra gente alguma coisa, mas agora acompanhar todo o processo de produção tem um gostinho ainda melhor. Eu adorei a paleta que você usou, mesmo não sendo necessariamente uma tinta dourada, o efeito visual ficou muito satisfatório com o ocre. Mandou muito bem! Uma pena que não rolou de fazer a reprodução como você tinha planejado, mas isso não invalida o projeto, que ficou lindão!

    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco!

    Por fim, Feliz Ano Novo pra você e sua família, Nane! Que o próximo ano te reserve muitas boas surpresas e que você continue forte encarando os desafios da vida! :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Joy!

      Feliz Ano Novo para vocês todos também! Espero de coração que 2018 traga mais força pra nós e mais realizações - pessoais e profissionais. Vamo que vamo!

      Beijão! <3

      Excluir
  3. Ahhh mas logo de cara vi que vc tinha errado ideograma ..só que não! Manooo como você consegue?? Parabéns!! Ache os cartões bemm om carinha de festaa se fim de ano! Muito amor!! Obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, só você... aiai, menina! xD
      Fico feliz que tenha gostado, pois esses estudos de final de ano foram em grande parte inspirados pelo seu trabalho. Você e as meninas no grupo me ajudaram muito este ano e sou grata por tudo!

      Beijos!!

      Excluir
  4. Olá Nane-Chan. Um ótimo 2018 para todos nós.♥

    Nem me fale em perrengues. Por aqui, 2017 só deixou coisas ruins... Sério, que ano complicado. Espero se seja melhor para todos nós. Sou péssimo com lettering, mas claro, deveria praticar. Mas sério, minha letra nunca foi um atrativo. mas é um dos meus desejos.

    Nossa, eu nunca consigo um vermelho tão bonito e vibrante com aquarela, isso ficou incrivelmente lindo♥Esse Dharma ficou lindo. Eu creio que minhas duas visitas ao bairro da liberdade, só foram possíveis por que desejei isso a ele, e desenhei o outro olho quando retornei.

    Obrigado pelos votos, que este ano seja infinitamente melhor sim, para todos nós. Beijokas♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Takamura san, desculpe a demora em responder. Assim como para 99% da população brasileira, o meu ano só começa efetivamente depois do Carnaval.

      O segredo de um vermelho bem intenso é não diluir muito a aquarela quando for preencher. Você pode optar também por usar nanquim vermelho, se a ideia for uma massa de cor bem uniforme.

      2018 repleto de produções e realizações pra ti!
      Apareça mais vezes. =D

      Excluir