quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cavalete de pintura

Estou aqui com um sorriso que dá a volta na cabeça, de tão grande! Acabei de montar meu cavalete de pintura. Os dedos estão cheios de calo de apertar parafuso, mas valeu muito a pena. Há um bom tempo queria arrumar um pro atelier, e hoje sinto que meu "ambiente de trabalho" está com a mobília completa. rs

Não sou de gravar vídeos, mas tirei fotos abrindo a caixa e montando as peças para mostrar como é. Existem vários tipos e marcas no mercado. Esse meu é o de 1,5m da marca Souza, com preços por aqui que variam entre R$60 e R$80, depende do modelo e tamanho.

Processo importante antes de iniciar qualquer montagem.

Li várias vezes o manual, separei as peças de madeira e os parafusos todos na mesma sequência mostrada no papel. Fazer isso é importante para ver se todos os itens descritos no manual vieram na caixa, e pra você poder saber quais ferramentas serão necessárias durante o trabalho. Precisei de chave de fenda e chave philips, o kit já veio com uma chaveta.

Detalhes da montagem.

Foi mais ou menos por aí que eu percebi que montei umas coisas do jeito errado! Sabe quando sobra um parafuso e você não sabe de onde é e tem que reler o manual todo pra achar onde ele deveria ir? Então, eu reli várias vezes e fui remontando mentalmente pra saber onde tinha errado. Acontece que as peças tem maneira correta de encaixar, e eu não prestei muita atenção a esse detalhe. Desmontei boa parte das coisas e recomecei, o que explica as bolhas nos dedos.

Não reparem a bagunça, por favor...

Por fim, tirei da sala e coloquei na atelier, mas com certeza ele vai acabar visitando outros cômodos da casa. Vi umas fotos agora no site do Souza e percebi que o meu cavalete ainda tá montado errado, mas é coisinha de detalhe. Assim é mais a minha cara.

Bom, acho que todo mundo que gosta de artes se imagina usando um cavalete de pintura. Vemos a pompa dos artistas nos livros e na TV e a imaginação viaja. A primeira vez que usei um foi na universidade, durante as aulas que tive no departamento de Artes. Os da UFES não são tão glamouroso quanto os dos filmes, mas eu me sentia tão contente neles! É indescritível. Tô felizona!!

Obrigada, Papai Noel, por passar mais cedo este ano!

Vou lá brincar agora. Até a próxima! o/

6 comentários:

  1. Só falta postar foto do 1º rabisco q fizer nele ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não faz ideia do quanto estou ansiosa!
      Obrigada pela visita e pelo comentário. ;)

      Excluir
  2. Feliz aqui pela sua realização, Nane, parabéns! :)
    Particularmente nunca gostei muito de desenhar nos cavaletes, mas às vezes dá vontade de experimentar de novo.

    Uma curiosidade: o tampo você precisa providenciar à parte? :/

    Enfim, parabéns de novo e manda vê nesses desenhos aí :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joyce!

      Tampo? Esse veio com um suporte na parte inferior, que é pra apoiar a base do canvas (tela, papel, o que for), e que também consigo deixar alguns materiais apoiados. A altura é regulável.

      O que me lembro, que talvez seja o que você está perguntando, é que na UFES a gente tinha uma madeira atrás, que também apoiava nessa base que eu falei, onde fixávamos o papel com fita adesiva. Se for isso, tem que providenciar separadamente. Pode ser uma placa fina de MDF ou até mesmo papel paraná mais espesso. Eu uso o próprio bloco de papel. =D

      Vou mandar ver, podeixar! o/
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Bacana Nane. Tenho um micro cavalete (de mesa), mas não me adaptei ao uso até hoje. Não sei se consigo me adaptar a trabalhar sem colocar a mão sobre o desenho/pintura. Esse aí é bonitão hein!

    Que esse presentão nos traga muitos desenhos seus.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi um cavalete desses de mesa que você tem, mas nunca usei. Tô bem empolgada aqui com esse que ganhei, e sempre que sobra um tempinho entre as atividades diárias, vou desenhar nele.

      Valeu, Mateus!
      Abração!!!!

      Excluir