quarta-feira, 30 de março de 2016

Tesouro - Nossa História em Quadrinhos

Uma das maravilhas que acontecem na vida de um estudante é poder participar de projetos de pesquisa e extensão durante sua passagem pela academia. Design em Quadrinhos, nascido em 2011 no Departamento de Desenho Industrial da UFES, foi um dos grupos de pesquisa dos quais participei, e é com muita felicidade no coração que hoje apresento a vocês o fruto do trabalho que desenvolvemos ao longo desses anos.

Design em Quadrinhos - UFESTesouro - Nossa História em Quadrinhos.

O projeto consistia na produção de uma história em quadrinhos voltada para alunos do Ensino Fundamental, e para isso tivemos como parceira a Escola Municipal de Ensino Fundamental Experimental de Vitória, contando com a supervisão de professores, pedagogos e pesquisadores para que pudéssemos desenvolver com qualidade um material que auxiliasse na aprendizagem da História do Espírito Santo.

Integrantes do DQ - Design em Quadrinhos

Para elaboração do roteiro, foram longos meses de estudo de História aqui do Estado, e depois mais longos meses de desenvolvimento das outras etapas do projeto - storyboard, desenho, arte final, colorização, letreiramento, etc - todas elas baseadas em teoria de design para tomada de decisões quanto a forma, representação, escolha tipográfica. Enfim, o estudo rendeu um projeto de graduação e mais 9 pesquisas de iniciação científica, fora participação em eventos de design como oficina de quadrinhos. Foi tudo muito lindo!

Design em Quadrinhos - UFESPágina interna e capa

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove editais que incentivam e fomentam criações de materiais relacionados a produção e desenvolvimento cultural. Nosso projeto foi agraciado por um desses editais, que concorremos pela Secult ES, possibilitando a distribuição do nosso Tesouro em escolas públicas aqui do Estado.

Fiquei muito feliz e emocionada com o resultado!
DQ, parabéns pela conquista!! =)

6 comentários:

  1. Nossa Nane, que projeto fantástico. A equipe toda esta de parabéns! Ficou mesmo foi aquela vontade de ter acesso a um exemplar... Legal demais, vejo no desenho o Convento da Penha e lembrei da visita que fiz. Além da paisagem linda que se pode observar de lá, ainda tem o convento que é muito bonito, pena não poder tirar fotos do interior.

    Outra coisa que fiquei louco para fazer foi visitar a fábrica da Garoto, pena que era só com agendamento prévio.

    Estou adorando as novas postagens, estão demonstrando muito amadurecimento e experiência.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mateus! =D
      ES é um estado lindo demais e tem uma história rica. Gosto muito daqui!
      Numa próxima oportunidade, não deixe de visitar a fábrica de chocolate. O passeio é gostoso em todos os sentidos rs.

      Até mais! o/

      Excluir
  2. Parabéns Nane, muito bom esse projeto, capa maravilhosa, personagens bem feitos e criativos, qual a sua participação no projeto, teve uma área especifica ou tu atuou em todas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Obrigada!
      Participei do processo de pesquisa e estudo para elaboração do roteiro, do processo de criação de personagens, da construção do storyboard e de uma pequena parte de desenho base (esboço) das páginas.

      Foi divertido!
      Valeu por comentar.

      Excluir
  3. Ai, que projeto incrível! Tô começando a participar de projetos de extensão na faculdade, vamos ver oq vai rolar, hehe.

    E eu te identifiquei no desenho!! uhauahuahua Tá perto do Gk(??), né? (só conheço de Retweet na sua TL kkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HuAHuahU
      Isso mesmo! Sou eu do lado do GK. Incrível você reconhecer duas pessoas que nunca "viu" antes. xD

      Projetos de extensão sã ótimos. Nem todo aluno se interessa, mas é algo que faz crescer muito dentro de um curso. A gente tem oportunidade de se aprofundar em áreas que são abordadas superficialmente durante o curso, e faz com que consigamos nos destacar no mercado. Vale muito a pena! Aproveite bastante.

      Excluir