sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aplicando Retículas 2/2

Esse é o post de continuação do Aplicando Retículas 1/2

No youtube há uma porção de tutorial sobre como aplicar retículas digitalmente, mas para quem tem preguiça de esperar vídeo carregar,  vou tentar explicar os dois jeitos que eu costumo usar com mais frequência.

O programa que uso é o Photoshop, da Adobe. Existem softwares livres que fazem quase a mesma coisa que ele, com ferramentas parecidas, funções parecidas, e muito mais simples de mexer (Gimp por exemplo). 

Ingredientes:
- uma imagem arte finalizada em preto;
- imagem com a textura que você quer;
- um programa de edição de imagem que contenha ferramentas: seleção (magic wand tool, lasso tool, pen tool), pincel (brush) e borracha.
- teclado com as teclas Ctrl, C, V e Z funcionando bem!

Vou contar novamente com a minha assistente Aoxo para fazer as demonstrações. Então, aqui está o desenho dela devidamente localizado na área de trabalho do Photoshop.

Desenhei agora!

Depois, abra a imagem da retícula que você quer colocar no desenho. Eu tenho uma pasta cheia de texturas e retículas que baixei na internet, fora as que eu fiz por conta própria tanto no power point quanto no Photoshop.

Aqui está a que eu escolhi.

Modo de preparo A:
Use a ferramenta de seleção que você tiver mais facilidade em manipular pra selecionar as áreas da imagem que gostaria que tivessem a textura.

Usei a Magic Wand Tool (varinha mágica) pra selecionar as áreas.
Ela adianta a vida se as linhas do desenho estiverem fechadas!

Aqui eu usei a Rectangular Marquee Tool (seleção retangular)
para pegar a textura. Agora é Ctrl+C aqui...

...e Ctrl+Shift+V aqui.
ou editar>colar dentro

Pronto! O espaço foi preenchido com a retícula.
O lance é lembrar sempre de deixar a camada da linha por cima.

Modo de preparo B:
Para esta parte, recomendo que primeiro façam a leitura deste post do Caixola para desenvolver melhor o uso dos brushes (pincéis), porque vamos precisar deles agora.

Vou continuar com o desenho do jeito que tá, preenchido com a textura, e usar uma nova retícula pra mostrar como se pode preencher áreas de sombra.

Nova retícula para sombras.

Volto no desenho, crio uma nova camada por baixo da camada com linha preta, e escolho a ferramenta pincel (brush). Pego uma cor qualquer pra tinta dele e marco no desenho onde vai ter sombra.

Escolhi azul pra mostrar que pode ser qualquer cor mesmo.

Hora de selecionar essa camada. Costumo segurar Ctrl e clicar em cima do thumbnail da camada, mas isso também pode ser feito usando a Magic Wand Tool pra selecionar o espaço vazio e inverter a seleção depois.

Camada selecionada.

Agora repito o passo de ir na outra aba, a que tem a retícula aberta, e seleciono toda a área de textura antes de dar Ctrl+C. Volto no desenho e vou em Editar>Colar dentro (Edit>Paste Into) ou pelo atalho Ctrl+Shift+V.

Aqui eu alterei a propriedade da camada para Multiply
e escondi a camada com a sombra, mas pode até jogar ela fora!

Depois disso, dá pra fazer um monte de coisas usando esses dois caminhos. Eu ainda conto com uma biblioteca de brushes halftones que ajudam muito na hora de fazer algum detalhe. Todas essas coisas são facilmente encontradas na internet pra download.

Alguns exemplos de brushes halftones

Pronto! Acabou o Cappuccino de hoje. Espero que tenha ficado bom. Caso tenha dúvida, fique à vontade para postar um comentário ou enviar e-mail.


Aoxo se divertiu!

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Nossa você é rápida, gostei muito desse "cappuccino", realmente tirou algumas dúvidas básicas que eu tinha, mas ainda fiquei com uma dúvida quanto a colocar os feitos certos nos lugares certos tipo onde se deve colocar certo tipo de retícula onde não se deve, como por exemplo notei que no seu exemplo você usou dois tipos para cada região, só estou querendo entender, não que seja regra, mas normalmente como uso, de grosso para fino de fino para grosso, sombras mais claras, mais escuras?

    Se puder me dar uma explicaçãozinha bem básica, pois estou realmente necessitando entender.

    Grato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as retículas com pontos são usadas para sombra, e as com texturas diferentes ficam em tecido, detalhes, cabelo, etc. Mas não é regra.

      O que vc precisa decidir é de onde vem a fonte de luz do seu desenho. Onde tiver luz, fica branco e onde tem sombra, vc pode reticular. Sempre do mais claro pro mais escuro. Se o contraste for grande, como ali no cotovelo esquerdo da Aoxo, pode optar até por fazer a sombra preenchida de preto.

      Aconselho ler mangás, não por entretenimento, mas como fonte de pesquisa. Olha como os autores utilizam as retículas, observe quando entra cada uma, os efeitos que elas podem causar de flashback por exemplo... dê uma olhada nessas coisas.

      Dependendo de como utilizada, elas podem até sugerir diferença de cores, mesmo em preto e branco.

      >.< consegui responder?

      Excluir
    2. Sim conseguiu, agora ficou bem claro, brigadão, vou começar a fazer uns testes, se puder dar uma olhada e dar uma opinião eu agradeço, posso te mandar por email? Se não poder eu entendo.

      Realmente vc entende bastante disso, e esta me ajudando muito, estou com um projeto como já disse e dependo dele para entrar para o mercado, não sou profissional, mas sou esforçado e vc esta me abrindo um leque de opções para meu aprendizado. Caixola muito boa referencia.

      Excluir
    3. Dou uma olhada sim.
      Pode mandar por e-mail!

      Que isso! Fico feliz em ajudar.
      Espero que dê tudo certo!

      =)

      Excluir
  2. Ficaram ótimos os posts Nanika.

    Eu fiquei meio enrolada naquela história da camada em multiply do segundo método de reticular no Photoshop... Já que você criou uma camada base com uma prévia de onde a retícula deveria estar, eu jogaria a retícula em uma camada em cima da base e aplicaria uma máscara de recorte. Eu provavelmente também deixaria minha lineart em modo multiply, isso é, se ela não fosse desenhada diretamente no Photoshop em uma camada transparente.

    Mas acho que isso não tem muito a ver... o legal desses programas é descobrir que tem como obter o mesmo resultado por caminhos diferentes.

    Valeu por linkar pro Caixola também. Espero que seus leitores achem as informações contidas lá úteis em alguma medida!

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso desse aí eu não deixei a camada do desenho em multiply porque eu desenhei nela transparente. Mas quando o fundo é branco, eu altero a propriedade da camada sim.

      Dá pra criar máscara de recorte ou jogar em cima do desenho e apagar com a borracha o que não se quer. Cada um faz dum jeito... antes eu fazia com o esquema da borracha, mas putz! Demorava muito! XD

      Tem muita coisa lega lá no Caixola!
      Espero que continue atualizando.

      Bjs! o/

      Excluir
  3. Nane,

    Agora que vi como você faz retículas e vi que você tá tendo um trabalhão sem precisar. Tem toda uma técnica que se faz trabalhando com cores em uma máscara e aplicando o filtro Newsprint/Jornal/Retícula que te permite ter um controle lindo do que se está fazendo. Basicamente é trabalhar usando seleção/laço, máscara, cores e o filtro.

    Tentei procurar algum tutorial para fazer isso no photoshop, mas o pessoal complica demais as coisas (e como eu não uso o PS, fica difícil fazer um exemplo).

    O gimp trabalha de forma parecida com o PS, então o método 2 (dois) do link a seguir, deve funcionar para você:

    http://forksanddrills.blogspot.com/2012/06/reticulas-velha-maneira-no-gimp.html

    Foi usando essa técnica que fiz coisas como esse http://goo.gl/Lijsd ou esse http://goo.gl/T7Jmg

    Um super abraço,

    tio .faso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Photoshop também tem isso. A vantagem é poder controlar a passagem gradativa do claro para o escuro. Eu, sinceramente, não gosto muito. No processo manual, uso a borracha ou o estilete pra fazer o gradiente, e quando faço digitalmente costumo usar as mesmas ferramentas simuladas.

      Realmente, comparando com o que você mostrou, o meu método é mais trabalhoso... mas faço há tanto tempo que acostumei. =P

      Eu super recomendo os links que você mandou como referências!

      Obrigada, Tio.faso!
      o/

      Excluir