quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Programando no Processing

Ontem eu resolvi sentar na frente do computador com um objetivo: Fazer, com código de programação, um programa de computador tipo o paint no Processing para upar aqui no Cappuccino. A saga você acompanha agora. Cada desenho foi feito no próprio programa que desenvolvi, e representam testes feitos para ver se o código estava funcionando:


No começo eu estava super empolgada, mas como não mexo no Processing há bastante tempo, apanhei pra caramba pra fazer coisas idiotamente simples! Se alguém tiver curiosidade de ler meus códigos depois, poderá encontrar uns palavrões de comemoração perdidos...

O meu professor do projeto de pesquisa ajudou um bocado explicando como delimitar uma área riscável dentro do meu background. Cheguei em casa, ajeitei o código com as dicas do professor. Não ficou exatamente como deveria...

Enfim, depois que eu consegui fazer riscar, tentei várias maneiras de fazer o troço "des-riscar". Tentei dois jeitos diferentes, mas o máximo que consegui foram mais bugs sinistros. Daí eu respirei fundo, juntei as mãos e pedi um help pro meu professor que é meio xará de Jesus... mas ele não disse nada. xD

Não veio resposta, eu fui ficando irritada, irritada, irritada e mais irritada...


Daí, depois que eu desisti, joguei tudo pro alto, disse "não tem mais jeito" para mim mesma... a Suco chan peguntou: "Nane, por que você não põe a característica de 'smooth' no traço?" e eu mandei esse print pra ela:


No dia seguinte...
Um pouco mais disposta, troquei a imagem do background e coloquei o maldito smooth no stroke. Só não consegui resolver aquele primeiro bug de riscar a borda até agora. =/


Ah é... nessa versão aí eu já consegui fazer a "borracha" funcionar!

Aqui eu quis futucar o código mais um pouquinho, e consegui desenhar colorido!


Acabei me empolgando...

O resultado não está mais online, mas acho que ainda tenho o código no computador. Se você tiver o Processing instalado e se interessar, pode entrar em contato por e-mail (aquele ali do perfil) que eu envio o código.

Instruções para uso:
- finja que todos os bugs são legais;
- use o botão esquerdo do mouse para desenhar;
-aperte C no teclado para mudar a cor do brush
(para ficar sempre colorido, pressione o C enquanto desenha);
- use o botão direito do mouse para apagar;

Ao Huggy Bear sensei, um special thanks por tudo, principalmente pela paciência!

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Heheheh adorei a Saga!!!
    Kero segunda temporada \o/

    ResponderExcluir
  2. HUAHuahuAHU! Meus parabéns, tanto por ter conseguido desenvolver seu paint, quanto pela mega tirinha, que ficou TOP! Sua criatividade é sempre sagaz! xD

    ResponderExcluir
  3. um cappuccino para nane: http://twitpic.com/68erde

    ResponderExcluir
  4. Hahaha... rendeu história isso! Parabéns.

    ResponderExcluir